sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


FONTE: www.ispiaki.com.br

Localizada no alto da Serra das figuras, a Igreja de São Miguel constitui-se num dos marcos divisórios entre os municípios de Jacobina, Caém, Saúde e Mirangaba. Dela se
FONTE: Arquivo pessoal.
descortina ampla vista, que tem como limite o perfil ondulado das serras circundantes. O acesso ao monumento realiza-se através de estrada que liga a sede municipal ao Povoado de Santa Cruz, sendo que é necessário andar mais 12 Km de trilha, a partir desse povoado.
A Igreja encontra-se em ruínas, porém no passado era centro de peregrinações. No dia 29 de setembro, ou no primeiro domingo após esse dia, celebrava-se ali a festa em louvor ao Arcanjo São Miguel, que atraia grande número de fiéis.
Trata-se de um edifício de relevante interesse arquitetônico. Não foi possível determinar com precisão o ano de fundação dessa igreja. “Segundo amado Barberino, teria sido construída por volta de 1755, por Romão Gramacho”, o que é confirmado pela tradição oral. Romão Gramacho falcão foi de fato grande proprietário de terras na região do município de Jacobina. Gramacho descobriu ricas bateias de ouro no morro denominado Palmas.
Em 15 de outubro de 1960, foi solicitado ao SPHAN, pelo então prefeito Florisvaldo Barberino, conjuntamente com o Frei Venâncio Willeke, o tombamento deste monumento histórico.
FONTE: Arquivo pessoal.
Atualmente o monumento, além de receber visitas religiosas, é comum pessoas que gostam não somente de se aventurar em longas trilhas mas também são atraídos pela curiosidade em conhecer de perto a arquitetura, as ruínas antigas da Igreja e ainda tem a oportunidade de conhecer de perto a  natureza exuberante da região.   





Referência:
BRANDÃO, Maria Azevedo, 19 - Jacobina: passado e futuro. Jacobina-Ba: Acija, 1993.

FONTE: Arquivo pessoal.
FONTE: Arquivo pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário