domingo, 20 de fevereiro de 2011

Igreja da Conceição em  Jacobina -Ba


 IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


 Localizada no sopé da encosta da Serra da Conceição a Igreja esta implantada sobre um grande terraplano,contido por robusto muros de arrimo.O acesso ao adro se dá através de escadaria,que se projeta sobre a rua.Sua grande festa acontece no dia 08 de dezembro de cada ano com a comemoração do dia de Nossa Senhora da Conceição.Esta Igreja pertence a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição,cujo o compromisso teria sido aprovado em 1758.O ano de construção está datado de 1759,e suas caracteristicas demonstram um tipo de construção de meados dos setecentos,destacando-se o alpendres laterias.

Igreja da Conceição

Sua planta compõe-se de um núcleo central formado por nave e capela-mor, que é envolvido por sacristias, alpendre lateral e corredor. O frontispício austero é constituído de um corpo central, que culmina em frontão triangular, flanqueados por duas torres, com robustos cunhais. A torre esquerda apresenta terminação piramidal, enquanto à direita, telhado de quatro águas. A fachada posterior possui nicho com terminação em arco pleno. O adro, originalmente da terra batida, foi pavimentado, em meados do presente século, por lousas de arenito.

Mantenedor: Paróquia

Segundo a história de Jacobina narrada pelo incansável Padre José, ex-pároco da Paróquia de São José Operário, a igreja da Imaculada foi construída devido a uma disputa de duas famílias que dominavam a cidade. Na época, e também hoje, a questão religiosa e devocional estava profundamente ligada a questões políticas e ao domínio de famílias que detinham poder aquisitivo. Assim, para demonstrar força, foi erguida a nova igreja e, devido à desobediência de tais famílias quando da visita do Arcebispo de Salvador, a mesma foi oficialmente fechada por um longo período de tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário